Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Pico vai ter o primeiro de nove parques naturais previstos para o arquipélago

O Pico vai ter o primeiro de nove parques naturais de ilha que o governo regional pretende criar em todas as parcelas dos Açores, anunciou no final da semana a secretária do Ambiente e do Mar.

Ana Paula Marques, que presidiu à apresentação da proposta de criação do Parque Natural do Pico, no âmbito de uma visita de três dias que o governo regional fez à ilha, destacou a importância deste documento, que congrega 20 áreas classificadas no Pico num único instrumento de gestão.

A governante justificou o facto de o governo ter iniciado este processo de reclassificação das áreas protegidas dos Açores pelo Pico, por esta ilha ser a que “mais área protegida tem” e por ter, também, “mais potencial para o turismo ecológico”.

O processo do Parque Natural da Ilha do Pico entrou sexta-feira em discussão pública, podendo os habitantes da ilha pronunciar-se, “por escrito” de forma “justificada”, sobre o diploma.

Após a publicação do documento, o Governo vai avançar com o Plano de Ordenamento do Parque, com vista a criar um sistema de gestão coerente, ao contrário do que acontecia com as 20 zonas classificadas existentes na ilha, explicou a secretária regional Ana Paula Marques.

A titular da pasta do Ambiente e do Mar nos Açores acrescentou que, depois do Pico, segue-se a apresentação dos parques naturais das ilhas de São Miguel (a maior do arquipélago) e do Corvo (a mais pequena), prevendo-se que durante o início de 2008 sejam apresentados os projectos das restantes ilhas.

Ana Paula Marques disse ainda que o executivo açoriano está disponível para abrir ao sector privado, às autarquias e às associações não governamentais, a gestão das subunidades que serão criadas nos diferentes parques de ilha dos Açores.

Com este novo método de classificação ambiental vão desaparecer as actuais 106 áreas classificadas do arquipélago dos Açores, para passarem a existir nove parques naturais (um para cada ilha) e um parque marinho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!