Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Mini curso - "Introdução ao Estudo do Comportamento dos Insectos Sociais"


Vão ao site www.ispa.pt e quem tiver interessado é melhor inscrever-se logo porque é limitado

Energia - Quem não precisa dela?

Energia, é certamente uma das mais importantes palavras-chave da Humanidade e do ambiente planetário. Dos combustíveis fósseis às diferentes formas de energia alternativa, existe um mundo de possibilidades, de interrogações e de pesquisa.

Alexandre Vaz

MAIS INFORMAÇÕES EM:

http://www.naturlink.pt/canais/artigo.asp?iCanal=
1&iSubCanal=11&iArtigo=2092&iLingua=1

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Bolsa de Pós-Doutoramento

Centro de Estudos Florestais

O Centro de Estudos Florestais abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito da área cientifica “Inventariação e Modelação dos Recursos Florestais” (GIMREF), da responsabilidade da Profª. Margarida Tomé, projecto com o título “Modelação da produtividade primária líquida e do balanço de carbono de ecossistemas florestais portugueses a diferentes escalas”.

Duração da bolsa: 1 ano (renovável por períodos de 1 ano, no máximo de 34 meses).

Horário de trabalho: 7 horas/ dia.

Remuneração mensal: de acordo com o regulamento de bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Período do concurso: de 15 de Maio a 22 de Junho de 2007

Perfil dos candidatos: podem candidatar-se a este concurso licenciados nas áreas de Eng.ª Florestal ou Agronómica, Eng.ª do Ambiente ou Biologia. Com o seguinte perfil: média superior a 14 valores (ou equivalente) com experiência em investigação na área de modelação do crescimento de árvores e povoamentos, modelos de base fisiológica e experiência e/ ou apetência para programação. Será dada preferência a candidatos com publicações em temas relacionados com o projecto.

Documentos a apresentar: os candidatos deverão enviar carta com referência a este anúncio para o endereço a seguir indicado, acompanhada de curriculum vitae e documento comprovativo das habilitações académicas, com indicação da classificação final, juntando outros documentos que considerem relevantes para a apreciação final.

Endereço:
A/c Prof.ª Margarida Tomé
Instituto superior de Agronomia
Departamento de Engenharia Florestal
Tapada da Ajuda
1349-017 Lisboa


Este concurso rege-se pelas disposições do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Instituto Superior de Agronomia, aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de acordo com o estabelecido no Dec. Lei nº 123/99 de 20 de Abril.

Bolsa de Investigação

IBMC

Referência: PTDC/SAU-NEU/65548/2006

Título do Projecto: Processamento sensorial nas sinapses dos interneurónios excitatórios da substantia gelatinosa da medula espinhal

Código interno: PR 111002

Está aberto concurso para recrutamento de um(a) bolseiro(a) de Investigação para colaborar no projecto acima referido, co-financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia e pelo FEDER através do programa PTDC. O/A bolseiro/a vai desempenhar um estudo de canais iónicos nos neurónios sensoriais espinhais recorrendo à técnica patch-clamp. Espera-se que o/a bolseiro/a bem sucedido/a se candidate posteriormente a uma Bolsa de Doutoramento durante/após o 1º ano.

A bolsa, em regime de exclusividade, terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável, com início previsto a 1 de Julho de 2007.

O valor mensal da bolsa será de € 745,00, pago por transferência bancária (preferencialmente).

Local de trabalho: Unidade do Morfofisiologia, IBMC.

Perfil pretendido:
O/A candidato/a deverá ser licenciado/a em Biologia, Biofísica, Medicina, Química, Física ou área afim, com a classificação mínima de 15 valores.

O prazo para recepção de candidaturas decorre de 1 a 20 de Junho de 2007.

As propostas deverão incluir uma carta de motivação e CV e ser enviadas para:
Boris Safronov
IBMC
Rua do Campo Alegre, 823
4150-180 Porto
Tel: +351-22-226074972

A contratação será regida pelo estipulado na legislação em vigor relativamente ao Estatuto de Bolseiro de Investigação Cientifica, nomeadamente a Lei 40/2004, de 18 Agosto, e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IBMC(www.ibmc.up.pt/fellowships.php).

domingo, 27 de maio de 2007

Bolsa de Investigação

Aceitam-se candidaturas para a bolsa de investigação para colaborar no projecto "Estudo da regulação pós-transcricional da expressão do gene HFE - uma contribuição para a compreensão do seu papel na homeostase do ferro e no desenvolvimento da Hemocromatose Hereditária" PTDC/SAUGMG/64494/2006.

Trabalho a decorrer no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Periodo de candidaturas - 31 de Maio a 15 de Junho de 2007

Mais informações no placard de Ofertas de Emprego/Estágios/Formação do ISA bem como no site - http://www.isa.utl.pt/home/node/1013

sexta-feira, 25 de maio de 2007

A Bioremediação de Solos Contaminados

A contaminação de solos e águas é uma realidade que urge combater. A Bioremediação oferece um conjunto de tecnologias para tal, que em comum têm a utilização de seres vivos para a degradação dos poluentes, mantendo em equilíbrio os ecossistemas.

Nuno Quental

O desenvolvimento industrial trouxe uma vida melhor para muitas famílias mas, como em tudo, existe sempre o reverso da medalha. O esteiro da Ria de Aveiro, situado em Estarreja, recebeu durante cinquenta anos efluentes e todo o tipo de resíduos provenientes do seu famoso complexo químico industrial. A irresponsabilidade dos empresários, a falta de soluções de tratamento e deposição e o alheamento governamental relativamente à gestão sustentada dos resíduos explica como pôde a situação chegar ao ponto em que se encontra: os solos estão altamente contaminados, inclusivamente com vários metais pesados, contaminação essa que é lixiviada e acaba por desaguar na Ria de Aveiro. Convém lembrar que a Ria é habitat para inúmeras espécies de aves, das quais são de destacar as aves migratórias, que aproveitam a passagem para descansar e se alimentar.

A urgência de resolução do problema criado induziu a procura de métodos de recuperação ambiental. Actualmente, a “bioremediação” é objecto de estudo de dois doutorandos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB). Esta técnica tem merecido uma grande atenção nos últimos anos, devido às potencialidades que encerra. Em traços gerais, a bioremediação faz uso de seres vivos (normalmente bactérias ou fungos) para promover a degradação de poluentes. Uma variante da bioremediação é a fitoremediação, onde são usadas plantas superiores. Na ESB ambas as técnicas estão a ser investigadas.
A bioremediação permite a despoluição in situ, ou seja, no próprio local, evitando os normalmente incomportáveis custos de remoção e posterior tratamento do solo contaminado (tal como aconteceu com os solos da Expo 98, que foram depositados em aterro). Por outro lado, o tempo necessário para se atingir uma determinada degradação dos poluentes (90%, por exemplo) é normalmente superior à que seria alcançada num reactor próprio, pois o inóculo (os microrganismos que se pretende fazer reproduzir) pode usufruir das condições ideais para o seu crescimento.

Em termos de cinética microbiana, são várias as situações possíveis. Os microrganismos podem usar como fonte de alimento o poluente, consumindo-o à medida que crescem e transformando-o em tecido celular e em compostos, como o dióxido de carbono. Se o processo ocorrer em anaerobiose (na ausência de oxigénio), forma-se ainda metano, composto que está presente no gás natural. O poluente a eliminar pode ainda ser co-metabolisado pelos microrganismos, o que significa que não é a principal fonte de alimento, mas que é consumido juntamente com a fonte principal. Nestes casos, é comum fornecer-se-lhes compostos de fácil degradação, estimulando assim o seu crescimento. Para assegurar que existem as condições mínimas para o processo, nas zonas de bioremediação instalam-se sistemas de injecção de oxigénio e nutrientes.
Pode acontecer que o composto resultante da decomposição microbiana seja tão ou mais tóxico que o seu precursor. Este tipo de situação tem de ser evitada, pelo que devem ser realizados testes prévios em laboratório e em campo (absolutamente essenciais na bioremediação). Contudo, a cinética microbiana é de tal forma dinâmica que os produtos libertados por algumas bactérias podem ser alimento para outras, sendo os poluentes transformados em compostos progressivamente mais simples. O objectivo da bioremediação é mineralizar os poluentes, libertando apenas substâncias inertes, como o dióxido de carbono (ainda que seja um gás de estufa, mas o contributo da bioremediação é insignificante para este efeito) e a água.

Para o tratamento de aquíferos, pode-se bombear a água à superfície, e aplicar-lhe algum tipo de tratamento, sendo posteriormente injectada em profundidade.

Uma técnica interessante consiste na selecção de estirpes de microrganismos adaptadas à degradação de determinado composto, o que é realizado ao longo de várias gerações celulares. As bactérias possuem capacidades especiais de alterar o seu alimento predilecto: através da incorporação de plasmídios (pequenos pedaços de informação genética), podem como que reprogramar o seu metabolismo. Exibem assim uma versatilidade, muito útil nestes casos. Repare-se que não se trata de uma modificação in vitro da informação genética, logo não se produzem organismos geneticamente modificados, que tanta polémica têm levantado. Em termos comparativos, pode dizer-se que este processo de selecção bacteriana artificial é mais semelhante ao praticado pelos agricultores de todo o mundo, responsáveis pela existência de milhares de variedades de culturas agrícolas, melhoradas de forma a realçar determinadas características, como a produtividade e a resistência aos factores climáticos.
Curiosamente, mas não estranhamente, nos locais contaminados podem-se normalmente encontrar os organismos que são necessários! É esse também o caso da fitoremediação. No esteiro altamente contaminado que está a ser estudado na ESB, existem grandes manchas de caniçal (Fragmites australis). Estes juncos são dos principais responsáveis pela capacidade depuradora das zonas húmidas, retendo, inclusivamente, poluentes altamente tóxicos, como os metais pesados. Tal deve-se ao efeito rizosfera das suas raízes (associação destas com fungos; ver próximo parágrafo). Para avaliar a influência do caniçal, prevê-se escolher um elemento, como o mercúrio, e comparar a sua concentração em solos com e sem aquela vegetação, mas recebendo a mesma carga poluente. Os tecidos das plantas também serão analisados, de forma a avaliar a quantidade limite de poluentes que suportam. Serão realizados testes em laboratório.

O outro projecto em curso na ESB centra-se precisamente no efeito rizosfera, responsável pela captura de poluentes. As micorrizas são associações de fungos com as raízes de plantas, que cumprem importantes funções ecológicas (constituem um prolongamento das raízes, aumentando significativamente a sua área de influência e fornecendo nutrientes que de outra forma não estariam disponíveis). Vai ser analisada a capacidade depuradora do caniçal com e sem efeito rizosfera. Está ainda a ser investigada a possibilidade de se utilizarem zonas húmidas artificiais para o tratamento de águas residuais domésticas e industriais.
Todos estes projectos poderão contribuir para o desenvolvimento de uma área de importância crescente, considerando a grande quantidade de locais contaminados existente (a título de exemplo, estima-se que existam mais de 5000 depósitos de combustíveis enterrados sem qualquer protecção anti-corrosão). Para que o meio ambiente e a saúde das populações seja salvaguardada, é urgente submeter tais locais a algum tipo de tratamento. A bioremediação é, seguramente, uma das opções a considerar com maior entusiasmo.
Para mais informações, contactar a Doutora Paula Castro, da ESB: plc@esb.ucp.pt

Visitar:

Informações da Agência de Protecção Ambiental Norte-Americana: www.epa.gov/tio/remed.htm
Recursos sobre bioremediação: www.nalusda.gov/bic/Biorem/biorem.htm

terça-feira, 22 de maio de 2007

Bolsa de Assistente de Investigação

Universidade de Évora - Departamento de Biologia

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
Bolsa de Assistente de Investigação
Referência: CV25/2006

Resumo do anúncio:
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Assistente de Investigação no âmbito do projecto CV25/2006, designado por AVISKOLA – A Avifauna do Alentejo, um Voo pela conservação dos Ecossistemasfinanciado pelo Programa POCI 2010 através da Agência Ciência Viva

Texto do anúncio
Anúncio para atribuição de
Bolsa de Assistente de Investigação
no âmbito do projecto AVISKOLA - A Avifauna do Alentejo, um Voo pela conservação dos Ecossistemas

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Assistente de Investigação no âmbito do projecto CV25/2006, designado por AVISKOLA – A Avifauna do Alentejo, um Voo pela conservação dos Ecossistemasfinanciado pelo Programa POCI 2010 através da Agência Ciência Viva, nas seguintes condições:

Duração e Regime de Actividade: Duração de 9 meses, com início previsto para 11 de Junho de 2007, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Évora, Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica e de acordo com a legislação e as normas em vigor.
A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Évora, Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica e de acordo com a legislação e as normas em vigor.

Objecto de Actividade
Recolha de dados biológicos, tratamento e análise de dados, apoio à coordenação e produção de conteúdos e acções de difusão da cultura científica.

.Orientação Científica: João E. Rabaça (Prof. Auxiliar)

.Formação Académica: Licenciatura em Biologia

.Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (www.fct.mctes.pt).

.Documentos de Candidatura: As candidaturas deverão ser enviadas por via postal ou e-mail, devidamente identificadas, acompanhadas de curriculum vitae do candidato, fotocópia do certificado de habilitações e duas cartas de recomendação, ao cuidado de:
Prof. João E. Rabaça
Departamento de Biologia
Universidade de Évora
Apartado 94, 7002 – 554 Évora

.Selecção e Prazos: a selecção do bolseiro basear-se-á nos seguintes critérios:
Formação académica e experiência específica na área do projecto e em trabalho de campo com aves de rapina nocturnas (Coruja-das-torres e Coruja-do mato) e censo de Passeriformes florestais,
Conhecimentos de Sistemas de Informação Geográfica e experiência em produção de conteúdos para Internet;
Avaliação curricular;
Experiência na produção de conteúdos e em acções de divulgação e difusão da cultura científica no domínio da Ornitologia;
Entrevista, se julgada necessária para avaliação dos candidatos.
Serão apenas admitidas candidaturas recebidas entre 17 e 31 de Maio 2007. A selecção e a comunicação dos resultados aos candidatos serão feitas até 1 de Junho de 2007.
Nota:Segundo o artigo 19. º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Évora, “cada bolseiro só pode receber uma única vez o mesmo tipo de bolsa”.

Número de vagas: 1
Tipo de contracto: Informação não disponível
País: Portugal
Localidade: Évora

Instituição de acolhimento: Universidade de Évora - Departamento de Biologia

Data limite de candidatura: 31 Maio 2007
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização

Instituição de contacto: Universidade de Évora - Departamento de Biologia
Endereço:
Departamento de Biologia-Universidade de Évora
Évora - 7002-554 ÉVORA
Portugal

Email: mcbal@uevora.pt

Website: http://www.dbio.uevora.pt

3. Habilitações académicas
Grau: Licenciatura em Biologia
Domínio científico: Biological sciences
4. Línguas exigidas
5. Experiência exigida em investigação

Recém Licenciado em Biologia

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Recém Licenciado em Biologia
Zona: Portugal / Lisboa Empresa: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Categoria Biotecnologia / Farmacia Tipo: Tempo Inteiro
Referencia ..# 230265 Data: 21-5-2007

Anuncio:

Empresa Farmacêutica com sólido posicionamento no mercado pretende admitir:

Recém licenciado em Biologia (m/f)
GRANDE LISBOA

REQUISITOS:
·Formação Superior em Biologia;
·Experiência profissional até um ano;
·Bons conhecimentos de inglês;
·Domínio da informática na óptica do utilizador.

OFERECEMOS:
·Integração em equipa jovem e dinâmica, num Grupo Empresarial sólido e em expansão;
·Formação profissional contínua;
·Remuneração compatível com a função;
·Pacote de regalias em vigor no Grupo.

Os candidatos interessados deverão submeter o seu CV no prazo máximo de 5 dias, a este site:

http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=230265

Biodiversidade - porquê preocuparmo-nos com ela?

Preservar a diversidade biológica não é simplesmente um ideal romântico de almas bem intencionadas, é uma necessidade premente. Conheça algumas das razões que fazem com que o futuro da Humanidade dependa disso.

Maria Carlos Reis

MAIS INFORMAÇÕES EM: http://www.naturlink.pt/canais/artigo.asp?iCanal=
1&iSubCanal=11&iArtigo=2183&iLingua=1


A valoração económica de bens ambientais

A contabilidade dos custos ambientais dos projectos tende a ignorar muitos serviços que o ambiente presta e o seu valor intrínseco, o que permite frequentemente que projectos danosos avancem como se fossem trazer mais benefícios do que prejuízos.

Nuno Quental, Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa

MAIS INFORMAÇÕES EM: http://www.naturlink.pt/canais/artigo.asp?iCanal=
1&iSubCanal=11&iArtigo=12614&iLingua=1

Inauguração da versão virtual do maior Herbário Português, em Coimbra

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Biodiversidade e do legado de Lineu (1707-1778), vai ser lançado a versão on-line do Herbário de Coimbra. Hoje, dia 22, decorrerá uma cerimónia breve que inclui a passagem do filme de apresentação do COI.

COI - http://herbario-digital.bot.uc.pt/

sexta-feira, 18 de maio de 2007

A diversidade de formas de vida e a sua classificação

As primeiras tentativas de organizar o mundo vivo, categorizando-o, deram-se na Antiguidade. As Ciências que se constituíram com este objectivo são actualmente ferramentas indispensáveis para compreender o equilíbrio da Biosfera.

Alexandre Vaz

MAIS IFORMAÇÕES EM:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=
4521&iCanal=1&iSubCanal=39&iLingua=1

Bruxelas ajuda Espécies Ameaçadas

No âmbito do programa LIFE+, Portugal poderá receber um fundo adicional até 22,2 milhões de euros, consoante a qualidade dos projectos de conservação apresentados.

SPEA

MAIS INFORMAÇÕES EM:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=
20134&iCanal=1&iSubCanal=66&iLingua=1

Não ter uma política esclarecida de conservação da biodiversidade não é próprio de um país como Portugal

É legítimo perguntar porque razão Portugal se posiciona contra a corrente Europeia de gestão da biodiversidade através do desenvolvimento rural. Qual é a verdadeira razão de ser desta opção política?

Carlos Rio Carvalho, ERENA

MAIS INFORMAÇÕES EM: http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=

19078&iCanal=1&iSubCanal=68&iLingua=1

Investigadoras portuguesas esclarecem mistério biológico com mais de um século

Daniel Rocha/PÚBLICO

202357_monica.jpg

17.05.2007 - 19h18 Teresa Firmino

Quase todas as células humanas têm uma espécie de torre de controlo, como nos aeroportos. Pouco antes de se dividirem, têm de fazer uma segunda torre de controlo para a nova célula. Até agora, pensava-se que a torre velha tinha de servir de molde para a nova. A equipa de Mónica Bettencourt Dias, do Instituto Gulbenkian de Ciências, em Oeiras, descobriu que, afinal, essa construção faz-se a partir do nada — um avanço científico a publicar na revista "Science", que pode dar pistas sobre o cancro e a infertilidade masculina.

As torres de controlo das células, a metáfora de Mónica Bettencourt Dias para designar os centrossomas, foram descobertas no século XIX. Alexander Fleming, o descobridor da penicilina, foi o primeiro a ver estas estruturas minúsculas da célula — ao microscópio, porque têm cerca de 0,5 mícrons (a espessura de um cabelo humano é entre 50 e 100 mícrons). Mas foi o biólogo alemão Theodor Boveri quem percebeu, em 1888, o papel destas estruturas. Considerou-as o órgão especial da divisão das células e levantou a hipótese de que podiam estar envolvidas no cancro, que se caracteriza por uma multiplicação anormal das células.

De facto, os centrossomas regulam a divisão das células. Nessa altura, as células têm de criar tudo em duplicado (embora se descobrisse, em 2001, que certas células se dividem sem precisar de centrossomas). Depois, é como se entre os dois centrossomas (um para cada célula filha) existisse uma corda e cada um puxasse para seu lado os cromossomas.

Os centrossomas também são cruciais para a forma que a célula irá ter: "É uma estrutura muito importante para formar o esqueleto celular, seja a cauda de um espermatozóide ou a estrutura de qualquer uma das nossas células, que é regulada pelos centrossomas", explica Mónica Bettencourt Dias.

A equipa da investigadora portuguesa encontrou a resposta para a pergunta que anda na cabeça dos biólogos desde o século XIX: como é que se forma o centrossoma? “Pensava-se que esta estrutura, que já estava na célula, servia de molde para o novo centrossoma. Mas não é assim”, diz Mónica Bettencourt Dias. "Basta ter as 'plantas' da torre de controlo. Não é preciso ter um molde, por isso esta estrutura é mais fácil de se formar do que se pensava."

A planta de construção a que a investigadora se refere é uma molécula, a proteína SAK. E a prova de que ela permite efectivamente a formação dos centrossomas de raiz está nas experiências efectuadas pela equipa em ovócitos de moscas-do-vinagre. Os ovócitos não possuem centrossoma (são os espermatozóides que os fornecem, na altura da fertilização): No entanto, explica a investigadora, "quando introduzimos a proteína SAK nos ovócitos, ficaram cheios de centrossomas".

Além de esclarecer um mistério biológico a um nível muito básico, este avanço pode revelar-se importante para combater o cancro e a infertilidade masculina.

Nas células cancerosas, há centrossomas a mais, cada um a puxar para seu lado. "Quando puxam, pode acontecer que cada célula filha não herde exactamente o mesmo material genético." Por exemplo, podem ocorrer alterações em genes com a função de evitar o aparecimento de tumores. "Se calhar, no cancro o excesso da proteína SAK leva a um aumento do número de centrossomas. Não sabemos, é uma hipótese", diz a cientista.

Talvez esta molécula possa ser usada no diagnóstico do cancro e, a longo prazo, como alvo de tratamentos.

Nos espermatozóides, a ausência desta molécula conduz à ausência ou malformação do centrossoma. O espermatozóide é assim incapaz de se deslocar até ao ovócito.

Ana Rodrigues Martins, de 25 anos, é a primeira autora do artigo a publicar amanhã. Começou a fazer o doutoramento na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, orientada aí por Mónica Bettencourt Dias e David Glover, outro dos autores, a par de cientistas italianos da Universidade de Siena.

"Estou muito contente", diz apenas Mónica Bettencourt Dias, de 33 anos, que veio para Portugal em 2006, depois de cinco anos em Cambridge.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Bolsa de Técnico de Investigação (BTI)

Departamento de Zoologia - Universidade de Coimbra

1. Descrição do cargo/posição/bolsa

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Técnico de Investigação (BTI)

Área científica genérica: Biological sciences

Texto do anúncio

BOLSA DE TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO (BTI)

Projecto: Mecanismos de plasticidade sináptica e de neuroprotecção pelo BDNF no hipocampo: inibição da neurodegeneração vs. regeneração

MAIS INFORMAÇÕES EM:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=20522&iCanal=
33&iSubCanal=19333&iLingua=1

Bolsa de Pós-Doutoramento

Instituto de Medicina Molecular

1. Descrição do cargo/posição/bolsa

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Pós-Doutoramento

Referência: “Insightsinto novel therapeuticstrategies for a nuclear inclusiondiseasecausedbypolyalanineexpansion”.

Área científica genérica: Biological sciences

Texto do anúncio

INSTITUTO DE MEDICINA MOLECULAR
UNIDADE DE BIOLOGIA CELULAR
FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Av. Professor Egas Moniz
1649-028 Lisboa
Telef: 21 798 51 80
Fax: 21 795 17 80

Website: http://www.imm.ul.pt

MAIS INFORMAÇÕES EM:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=20523&iCanal=
33&iSubCanal=19333&iLingua=1

Bolsa de Investigação Científica

IBILI

1. Descrição do cargo/posição/bolsa

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação Científica

Área científica genérica: Biological sciences

Texto do anúncio

Concurso para Bolsa de Investigação Científica

O Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI), pretende atribuir uma Bolsa de Investigação Científica, no âmbito do projecto POCI/SAU/OBS/57772/2004 – “Implicação da Degradação do HIF na Proliferação Endotelial Associada à Retinopatia Diabética”, respeitando os requisitos do Decreto-Lei nº 123/99, de 20 de Abril.
O Bolseiro será integrado na equipa de Investigação de Biologia do Envelhecimento no Centro de Oftalmologia-IBILI.
A selecção do candidato(a) será feita com base na avaliação curricular e entrevista.
PERFIL PRETENDIDO: Licenciados em áreas da Biologia, Bioquímica ou Biomedicina.
Data Limite para a recepção das candidaturas: 30.05.2007.
Data prevista para o início da Bolsa: 15.06.2006.
Duração: 12 meses eventualmente renováveis.
ENVIO DAS CANDIDATURAS
As candidaturas deverão ser acompanhadas de Curriculum Vitae e ser entregues na seguinte morada:
Doutor Paulo Pereira (ou a/c Alda Gonçalves)
IBILI – Az. de Sta Comba, Celas 3000-548 Coimbra
tel 239 480220 fax 239 480280
E-mail: ppereira@ibili.uc.pt

MAIS INFORMÕES EM:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=20524&iCanal=
33&iSubCanal=19333&iLingua=1
www.ibili.uc.pt

EMPREGO: Licenciado(a) em Biologia/Medicina Veterinária/Engenharia Zootécnica

Miaki - Human Technologies

Licenciado(a) em Biologia/Medicina Veterinária/Engenharia Zootécnica
Zona: Portugal / Lisboa
Empresa: Miaki - Human Technologies
Categoria Agricultura / Florestas / Pescas
Tipo: Teletrabalho
Referencia ..# 228015
Data: 14-5-2007

MAIS INFORMAÇÕES EM:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=20525&iCanal=
33&iSubCanal=19333&iLingua=1

EcoFamilias - Quercus ajuda famílias a poupar energia

O novo projecto da Quercus no âmbito da EcoCasa vai acompanhar os consumos energéticos de famílias portuguesas e ajudar na tomada de medidas de redução sem a perda de qualidade de vida e conforto. Participe!

Quercus (10-04-2007)

MAIS INFORMAÇÕES EM:

http://www.naturlink.pt/canais/
Artigo.asp?iArtigo=20220&iCanal=1&iSubCanal=66&iLingua=1

Curso de Especialização em Biologia e Biociências Aplicadas


Métodos Métodos para o uso de líquenes como
bioindicadores de poluição atmosférica
Curso de Especialização em Biologia e Biociências Aplicadas

terça-feira, 15 de maio de 2007

Abundância e dieta de quatro espécies de carnívoros na Serra de Grândola

Os carnívoros são indicadores do estado de saúde dos ecossistemas, por se encontrarem no topo das cadeias alimentares. Aqui apresenta-se um estudo sobre a abundância e alimentação de 4 espécies ocorrentes nos montados da Serra de Grândola.

Bruno Pinto e Maria João Santos

MAIS INFORMAÇÕES EM:

http://www.naturlink.pt/canais/artigo.asp?iCanal=

1&iSubCanal=11&iArtigo=8757&iLingua=1

Compostagem Doméstica – uma solução para todos os gostos

A Compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica, que consiste na degradação biológica de resíduos orgânicos domésticos, originando uma substância designada por composto. Se compostar, as suas plantas vão agradecer.

Maria João Carvalho

MAIS INFORMAÇÕES EM:

http://www.naturlink.pt/canais/artigo.asp?iCanal=

1&iSubCanal=11&iArtigo=13225&iLingua=1

Os Fungos: a sua vida e como influenciam a nossa...

Os fungos são organismos extraordinários que a ciência colocou num reino próprio (Reino Fungi), possuindo uma enorme capacidade de adaptação e colonização dos mais diversos meios. Para o bem e para o mal, os fungos estão para ficar!...

Joana Henriques

MAIS INFORMAÇÕES EM:

http://www.naturlink.pt/canais/artigo.asp?iCanal=
1&iSubCanal=11&iArtigo=12146&iLingua=1

domingo, 13 de maio de 2007

As Plantas e a Engenharia Natural ao serviço da Restauração Ecológica e da Conservação da Natureza

O planeamento, construção e gestão de espaços tendencialmente sustentáveis, exigem princípios de orientação baseados na optimização das potencialidades dos sistemas vivos enquanto materiais de construção e a sua modelação às actividades humanas.

Vasco Rocha – Associação Portuguesa de Engenharia Natural

MAIS INFORMAÇÕES EM:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=19615&iCanal=
29&iSubCanal=39&iLingua=1

Despoluição do troço final do Rio Douro - vicissitudes de um mega projecto ambiental


O troço final do Rio Douro está a ser objecto de um mega projecto de despoluição. Porém, surpreendentemente, verifica-se que se está a agravar o problema da contaminação das águas com sais minerais, contribuindo para a eutrofização da zona estuarina.

Manuel Nunes (texto) e Jorge Nunes (fotografia)

A água é a coisa mais necessária à manutenção da vida, mas é fácil adulterá-la (...) por essa razão necessita de uma lei que venha em seu socorro. Eis a lei que proponho: quem quer que seja que tenha adulterado a água (...), ao deitar nela certas drogas, (...) para além da reparação do prejuízo, terá de limpar a fonte

in “As Leis”, Livro VII, Platão (428-348 a.C.

MAIS INFORMAÇÔES EM:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=13821&iCanal=
29&iSubCanal=39&iLingua=1

quarta-feira, 9 de maio de 2007

BOLSA DE GUIAS/MONITORES

  • A empresa Parques de Sintra - Monte da Lua, SAaceita candidaturas com vista à formação de uma bolsa de guias/monitores de visitas guiadas e actividades ludico-pedagógicas.
  • Perfil dos candidatos:
- Profissionais e estudantes finalistas nas areas de Biologia, Arquitectura Paisagista, Geologia, História da arte e educação
- Bom relacionamento inter-pessoal
Boa expressão oral e facilidade de comunicação com publicos infantil, juvenil e/ou adulto
- Fluência em idiomas estrangeiros
  • As candidaturas, acompanhadas de CV e carta de motivação, deverão ser enviadas para:
Núcleo de Progamação e Ambiente, a/c Dra. Susana Morais
Parque de Monserrate 2710-405 Sintra
E-mail: dea@parquedesintra.pt
Telefone: 219237300
Fax: 219237360

terça-feira, 8 de maio de 2007

Das algas aos gelados

De uma imensa diversidade de seres unicelulares até macro-algas com 60 metros, as algas estão presentes por todo o planeta e têm uma importância enorme tantas vezes desconhecida. Sabia que 90% do oxigénio produzido na Terra resulta do seu metabolismo?

Maria Carlos Reis

MAIS INFORMAÇÕES EM:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2021&iCanal=
29&iSubCanal=39&iLingua=1

As Plantas e a Engenharia Natural ao serviço da Restauração Ecológica e da Conservação da Natureza

O planeamento, construção e gestão de espaços tendencialmente sustentáveis, exigem princípios de orientação baseados na optimização das potencialidades dos sistemas vivos enquanto materiais de construção e a sua modelação às actividades humanas.

Vasco Rocha – Associação Portuguesa de Engenharia Natural

MAIS INFORMAÇÕES EM:

ttp://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=19615&iCanal=29&iSubCanal=39&iLingua=1

Exposição "Borboletas através do tempo"

25 de Maio 2007 (Lisboa)

Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal

A exposição "Borboletas através do tempo" pretende sensibilizar os visitantes para a importância do conhecimento científico e da educação ambiental para a conservação da natureza e da biodiversidade.

Nesta exposição, através da criação de módulos interactivos originais, utilizando essencialmente imagem e som, em detrimento da apresentação de textos, pretende-se conduzir os visitantes num percurso temporal até ao presente. Deste modo, queremos consciencializar as pessoas que a Terra e as borboletas são muito antigas, e que o Homem tendo aparecido à relativamente pouco tempo, está a interferir de forma decisiva na diversidade que naturalmente se foi gerando ao longo de milhares de anos.

Este evento irá abrir ao público no dia 25 de Maio de 2007 no Museu Bocage - Museu Nacional de História Natural, localizado no centro de Lisboa, e destina-se ao grande público. Está igualmente prevista a sua itinerância pelo país, como também pela Europa.

MAIS INFORMAÇÕES EM:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=20406&iCanal=
52&iSubCanal=3881&iLingua=1

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Curso- Conhecer as aves pelos ossos







19 e 20 de Maio 2007 (Lisboa)

SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

MAIS INFORMAÇÔES EM:
http://www.spea.pt/index.php?op=act_2007/
act_19052007#cossos


II CICLO DE CONFERÊNCIAS


8
.Maio | Auditório Dep. Eng. Florestal

14h30 | Aquacultura Dr. Hélder Silva – Megapesca

16h00 | Conservação Alimentar Engº António Eduardo Leitão – IICT

9 Maio | Sala de Actos – Edifício Principal

A gricultura e Ambiente

14h30 | Erosão Prof. Nuno Cortez – ISA

16h00 | Biodiversidade Dr. Francisco Moreira – CEABN - ISA

10 .Maio | Sala de Actos - Edifício Principal

14h30 | P lantas e Aromas Prof. Margarida Moldão – DAIAT – ISA

ORGANIZAÇÃO: IAAS Comité L ocal de Lisboa

Instituto Superior de Agronomia

Tapada da Ajuda

1349-017 Lisboa


Tel. 21 362 09 86 iaaslisboa@clix.pt

Seminário: "Modelling the Phenology and Risk Assessment of Outbreaks of the European Spruce Bark Beetle" (9 de Maio)


Organização: Ciclo de Seminários DEF / CEABN
Data: 9 de Maio / 12h.-13h.
Orador: Axel Schopf (Universidade de Boku, Áustria)
Local: Auditório do Departamento de Engenharia Florestal
Mais informações:
Instituto Superior de Agronomia
DEF/CEABN
Tel: 21 365 31 00
Fax: 21 365 32 38
E-mail: ceabn@isa.utl.pt

quinta-feira, 3 de maio de 2007

I Seminário de Ornitologia do Alto Tâmega

A ADRAT vai realizar com o apoio do Programa Operacional da Região Norte e no âmbito do Projecto "Guia das Rotas do Alto Tâmega" integrado na acção "Birdwatching no Alto Tâmega", o I Seminário de Ornitologia do Alto Tâmega" a realizar nos próximos dias 10 e 11 de Maio no Pavilhão Multiusos de Montalegre.

PROGRAMA

Dia 10 de Maio
  • 9h30 – 10h00
Recepção dos participantes e Inscrições para visita de campo
  • 10h00
Sessão de Abertura
Presidente da Direcção da Associação de Desenvolvimento da Região do Alto
Tâmega (ADRAT)
Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte
(CCDR-N)
Presidente da Câmara Municipal
Governador Civil de Vila Real (a confirmar)
Representante da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)
  • 10h30 – 11h30
Painel: Iniciação à Observação de Aves e o seu potencial como recurso turístico
Guia de Observação de Aves no Alto Tâmega (ADRAT)
A Observação de Aves: um passatempo com significado sócio-económico (Paulo
Travassos, SPEA/LEA-UTAD)
  • Intervalo
  • 11h45 – 12h45
2º Painel: Turismo Ornitológico: relatos de experiências
A Lagoa de Gallocanta, Espanha (Javier Mañas, Allucant)
Projecto de Turismo Ornitológico da SPEA (Joana Andrade, SPEA)
Debate

  • Almoço (oferecido pelo Município de Montalegre)
  • 15h00 – 18h00
Saída de campo para observação de aves.

Dia 11 de Maio

  • 9h30 – 10h20
3º Painel: Promoção e Comercialização do Turismo Ornitológico
Turismo Ornitológico en Castilla y León, Espanha (Rubén García Pérez, Fundación del
Patrimonio Natural de Castilla y León)
Turismo Ornitológico na Madeira: prós e contras (Hugo Romano, Madeira Wind Birds)
Debate
  • Intervalo
  • 11h00 – 12h30
4º Painel: Recenseamento e Conservação de Espécies
12 anos de monitorização de aves rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional,
1995-2006 (António Monteiro, PNDI/ICN)
Ecologia e Caracterização da população de Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax
pyrrhocorax, Linnaeus 1758), no Parque Natural do Alvão. (Carla Pereira/PNAL)
Vinte anos de actividade do Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Parque
Nacional da Peneda-Gerês (Nuno Santos, PNPG/ICN)
A importância da Mourela no Noroeste Peninsular (Miguel Pimenta, PNPG/ICN)
Debate
  • Sessão de Encerramento

Curso: Identificação e Ecologia de Répteis e Anfíbios, 1ª Edição





18 a 20 de Maio de 2007

Vimioso - Rio Sabor

INSCRIÇÕES LIMITADAS

Sexta-feira, 18 de Maio

18:00 – Abertura do secretariado
19:00 – Apresentações (da ALDEIA, formador e formandos, e do programa do curso)
20:00 – Jantar

21:30 – Projecção de filme introdutório ao tema


Sábado, 19 de Maio

9:30 – Sessão Teórica. Biologia e Identificação de Anfíbios

13:00 – Almoço no campo

14:00 – Saída de campo: Identificação de Anfíbios

20:00 – Jantar

22:00 – 24:00 – Saída nocturna: Observação e Identificação de Anfíbios (opcional)


Domingo, 20 de Maio

9:30 – Sessão Teórica. Biologia e Identificação de Répteis

13:00 – Almoço no campo

14:00 – Saída de campo: Identificação de Répteis

16:00 – Discussão / Debate / Conclusões

17:00 – Encerramento do curso


MAIS INFORMAÇÕES E FICHA DE INSCRIÇÃO EM:

http://www.aldeia.org/portal/PT/5/EID/66/DETID/3/default.aspx

Ciclo de palestras "As Plantas e as Pessoas" | A botânica e a medicina forense




Local: Anfiteatro do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra

Organização

Universidade de Coimbra

Data

9 de Maio de 2007

Orador

Nuno Vieira, Instituto de Medicina Legal de Coimbra

Mais Informações

Tel.: 239 855 210

URL: http://www.uc.pt/botanica/jardim.htm

III Encontro de Educação Ambiental




Local: Auditório da Central de Valorização Orgânica, Baguim do Monte, Gondomar

Organização

LIPOR

Data

9 de Maio de 2007

Mais Informações

Tel.: 22 977 01 81

E-mail: diana.nicolau@lipor.pt