Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

terça-feira, 10 de março de 2009

Segunda maior central solar em Portugal arranca hoje NACIONAL

(OJE/Lusa)
A segunda maior central solar fotovoltaica em Portugal começa hoje a produzir parcialmente em Ferreira do Alentejo (Beja), devendo começar a funcionar em pleno até final deste ano, após um investimento de quase 50 milhões de euros.
A central, com uma capacidade total instalada de 12 megawatts (MW), foi ligada segunda-feira à rede eléctrica nacional e começa a produzir hoje de forma parcial, com os primeiros sete MW já instalados, disse à agência Lusa Hélder Serranho, administrador do grupo português Generg, promotor do projecto.
Segue-se a instalação dos restantes cinco MW 'até final deste ano', altura em que a central deverá começar a funcionar em pleno, para produzir 21,3 gigawatts/hora de energia 'limpa' por ano, 'ligeiramente mais que o consumo anual de electricidade do concelho de Ferreira do Alentejo'.
Em termos de 'benefícios ambientais', a central, o primeiro projecto fotovoltaico do grupo Generg e que está a ser instalada num terreno de quase 60 hectares na Herdade da Chaminé, vai evitar anualmente a importação de sete mil toneladas de fuel (cerca de 48 mil barris de petróleo não refinado) e permitir poupar 12 mil toneladas de emissões de CO2, salienta Hélder Serranho.
Quanto a impactos socioeconómicos, frisa, o projecto da central, orçado em quase 50 milhões de euros, 'um dos maiores investimentos em energias renováveis no Alentejo', vai criar 'seis empregos, três dos quais permanentes', além dos postos de trabalho temporários nas fases de instalação.
Hélder Serranho salienta também os benefícios sociais do projecto, frisando que o grupo Generg celebrou um contrato de direito de superfície com a Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Alentejo (SCMFA), a administradora da Herdade da Chaminé. Através do contrato, o grupo, durante os 25 anos que a central irá funcionar ocupando cerca de 60 hectares da herdade, irá pagar uma renda anual à SCMFA que permitirá 'melhorar o apoio social à população do concelho, sobretudo aos mais carenciados'.
Quando estiver totalmente instalada e a funcionar em pleno, a central solar do grupo Generg, a segunda de três no concelho de Ferreira do Alentejo, será a segunda maior em Portugal, depois da maior do mundo (com 46,41 MW e a produzir em pleno desde Dezembro de 2008 perto da vila de Amareleja, no concelho de Moura).
Além da central do grupo Generg, em Ferreira do Alentejo já funciona em pleno, desde Dezembro de 2008, uma da empresa Net Plan, com 1,8 MW distribuídos por cinco pequenas centrais, e está em instalação uma outra da Sociedade Ventos da Serra, com 10 MW e que deverá começar a produzir parcialmente em Junho.
No distrito de Beja, que tem a maior potência fotovoltaica licenciada em Portugal, além das três centrais de Ferreira do Alentejo e da maior do mundo na Amareleja, existem outras quatro centrais, duas em Mértola, uma em Brinches (Serpa) e outra em Almodôvar.

quarta-feira, 4 de março de 2009

EXPO FCT 2009

A Ciência e Tecnologia ao Vivo em mais uma edição da EXPO FCT, promovida pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O evento decorrerá no próximo dia 17 de Abril de 2009, no Campus de Caparica.


Uma vez mais a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) no Campus de Caparica irá organizar o evento EXPO FCT, uma mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa terá lugar no dia 17 de Abril de 2009, e envolverá todos os sectores da Faculdade, nas várias vertentes científicas, tecnológicas e pedagógicas. Nesta exposição dar-se-ão a conhecer novos exemplos de inovação tecnológica e de investigação científica desenvolvidos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL e nos Centros de Investigação Científica aí alojados.

Na sua já terceira edição e à semelhança da EXPO FCT que em 2008 contou com a presença de mais de 5000 visitantes, o Campus terá as suas portas abertas ao longo do dia 17 de Abril de 2009, onde serão apresentadas várias experiências e demonstrações científicas, tecnológicas e de índole pedagógico; serão feitas visitas guiadas aos Departamentos e a Laboratórios de ensino; prevê-se uma exposição por parte de empresas com algumas das últimas novidades tecnológicas tais como a tecnologia dos veículos híbridos e a microgeração eólica e fotovoltaica; será apresentada a vida académica na sua vertente mais lúdica com a actuação das Tunas e de grupos de Dança e de Teatro, permitindo assim uma melhor visão da vida académica que se desenvolve numa Faculdade e de como uma instituição de Ensino Superior se encontra integrada na sociedade.

Trata-se de uma iniciativa que tem como principal objectivo aproximar a realidade Universitária, na sua vertente de Ensino, Investigação, Inovação e Tecnologia, com a população, em particular com os alunos do 9.o ao 12.o anos do Ensino Secundário, tendo uma especial atenção com os familiares destes alunos e com os residentes vizinhos ao Campus.

Mais informação pode ser obtida no site do evento www.fct.unl.pt/expofct.

Contacto: Carla Mota - Tel. 21 294 8587

e-mail: jcs@dq.fct.unl.pt ou sec-ciidi@fct.unl.pt

Foi morto um macho de Águia-imperial nidificante em Portugal

Foi abatido a tiro um macho de Águia-imperial nidificante. O ICNB vai apresentar queixa-crime pelo atentado ao representante de uma das espécies mais raras do Mundo.

Foi encontrado morto um macho de Águia-imperial (Aquila adalberti) numa zona de caça associativa na área do Vale do Guadiana. Este macho terá sido abatido com tiros de caçadeira entre os dias 21 e 23 de Fevereiro.

Este macho era representante de uma espécie com estatuto de conservação classificada como Criticamente em Perigo nacionalmente, em Perigo pelo IUCN e como Espécie ameaçada a nível global através da SPEC. A Águia-imperial constitui um endemismo Ibérico e é uma das espécies mais raras do mundo.

A Águia-imperial extinguiu-se como nidificante em Portugal nos anos setenta do século passado. Já nos primeiros anos deste século foi recuperado o estatuto de nidficante para esta espécie no nosso país, com novos registos no interior do País. O macho encontrado morto representava um dos escassos registos de nidificação sucedida dos últimos anos (entre os estimados 2 a 5 casais nidificantes).

O ICNB irá apresentar queixa-crime contra incertos por uma acção que juridicamente se enquadra numa contra-ordenação ambiental muito grave.