Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Transplante de traqueia com tecido do paciente

Possibilidade de rejeição afastada, cinco meses após operação


Paolo Macchiarini e Cláudia Castillo em Barcelona
Um transplante de traqueia com tecido do próprio para conseguir que o sistema imunitário aceitasse o órgão, hibrido, sem necessidade de recorrer a medicação imunosupressora foi o resultado de um trabalho de médicos do Hospital Clínic de Barcelona e do Politécnico de Milão e das universidades de Bristol e de Pádua que ajudaram a paciente a ter uma vida normal.

Cláudia Castillo, uma mulher colombiana de 30 anos a residir em Espanha, sofria de tuberculose há vários anos e dependia de internamentos hospitalares regulares para desobstruir as suas vias respiratórias, depois de ter sofrido um colapso agudo do pulmão esquerdo, em Março. Inicialmente, os médicos pensaram que a única possibilidade era a remoção de todo o pulmão esquerdo mas o chefe de cirurgia de um hospital de Barcelona propôs que fosse realizado, em vez disso, um transplante de traqueia.

Sem comentários: