Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ecovia que atravessa todo o Algarve está praticamente terminada

A "Ecovia do litoral algarvio", projecto-piloto em Portugal que ligará Sagres a Vila Real de Santo António numa extensão de 214 quilómetros, está praticamente terminada, faltando apenas alguns troços em Lagos e Portimão, disse hoje fonte ligada à obra.

Fonte da Área Metropolitana do Algarve (AMAL), organismo que coordena o projecto Ecovia, explicou que em alguns troços nos concelhos de Lagos e Portimão falta "avançar com o processo de aquisição de terrenos ou expropriação".

Em Novembro, algumas das 16 autarquias algarvias envolvidas na obra estavam em risco de perder financiamentos comunitários se não terminassem as obras até final de 2008. Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Faro e Olhão eram os seis municípios em falta, mas entretanto só Lagos e Portimão se mantêm.

A via amiga do ambiente, que vai pertencer à "Eurovelo 1", uma rota europeia de ciclovias, vai ter uma extensão de 214 quilómetros e estava previsto que fosse inaugurada em Novembro de 2007, mas atrasos vários levaram a AMAL a pedir à União Europeia a prorrogação do prazo das candidaturas até final de 2008, adiamento que foi concedido.

O caminho ecológico, propício às bicicletas e aos caminhantes, mas também a passeios de burro ou cavalo, terá em quase toda a extensão cerca de um 1,80 metros de largura, mas nalguns sítios vai estreitar e ter piso íngreme e sinuoso.

O quilómetro 1 da Ecovia fica marcado no Forte do Farol, em São Vicente (Sagres) e Vila Real de Santo António será a localidade onde termina a via, assinalada no marco com o quilómetro 214.

Orçada em três milhões de euros, a empreitada é co-financiada por fundos nacionais e comunitários, como o Programa Operacional para o Algarve, o Programa Transfronteiriço Interreg e o Programa Investimentos Públicos de Interesse Turístico para o Algarve (PIPITAL).

A Lusa visitou alguns dos troços já concluídos. Restos das pedreiras da região e outros inertes e madeiras foram matérias-primas utilizadas para construir de raiz alguns pedaços da via, que terá cerca de 21 pontes e passadiços previstos ao longo dos 214 quilómetros.

Estradas secundárias e caminhos rurais abandonados ou desactivados estão a ser recuperados e as linhas de água limpas de entulho, porque a "Ecovia" não é apenas uma viagem ecológica pelo litoral algarvio, mas também uma descoberta dos campos de golfe, bosques, centros de cidades agitadas e praias.

Sem comentários: