Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

sábado, 29 de março de 2008

Comissão Europeia cria o Fundo para a Eficiência Energética e Energias Renováveis

PÚBLICO

A Comissão Europeia lançou hoje um novo instrumento financeiro, o Fundo Mundial para a Eficiência Energética e Energias Renováveis para ajudar os países mais pobres. Para começar, a União Europeia vai investir, nos próximos quatro anos, 80 milhões de euros.

O objectivo é “mobilizar investimentos privados em projectos de pequena dimensão relacionados com a eficiência energética e as energias renováveis nos países em desenvolvimento e nas economias em transição”, explica a Comissão em comunicado.

Bruxelas lembra que os promotores de energias renováveis ou de projectos de eficiência energética ainda enfrentam “dificuldades significativas” para encontrar financiamento. O fundo - que vai investir em sub-fundos regionais em África, nas Caraíbas, Pacífico Europa de Leste, América Latina e Ásia - quer ajudar a ultrapassar as barreiras ao investimento ao fornecer novas possibilidades de co-financiamento.

“Será dada atenção aos investimentos inferiores a dez milhões de euros, porque são estes os mais ignorados pelos investidores comerciais e instituições financeiras internacionais”.

Hoje, vários Estados membros da União Europeia e da Área Económica Europeia mostraram interesse em participar no fundo.

A Comissão espera que, com este fundo, se consiga acelerar a transferência e desenvolvimento de tecnologias que ajudem a fornecer energia às regiões mais pobres do planeta.

“Este fundo pode promover os investimentos privados e tornar-se numa verdadeira fonte de desenvolvimento sustentável, especialmente em África”, dizem os comissários do Ambiente, Stavros Dimas, e da Ajuda Humanitária, Louis Michel.

A iniciativa está a ser implementada com o apoio do Banco Europeu de Investimento.

Sem comentários: