Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

sábado, 29 de março de 2008

Valor Ambiente prepara venda de composto

Entre 2005 e 2007, a instalação de compostagem de resíduos sólidos urbanos, localizada a Região Autónoma da Madeira, produziu cerca de 1437 toneladas de composto. A Valor Ambiente – Gestão e Administração de Resíduos da Madeira, responsável pela gestão da unidade, prepara-se para comercializar todo o composto produzido, adiantou a empresa ao AmbienteOnline.

«O início da comercialização do composto orgânico deverá ocorrer até ao final do ano, tendo em consideração que está a ser ultimado o processo de obtenção de licença para a sua comercialização», frisa fonte da empresa, que está, no entanto, expectante quanto à quantidade de material que conseguirá vender. «Apesar da adesão positiva por parte dos consumidores ao composto, é difícil prever a quantidade que será comercializada uma vez que este passará a ser cobrado», ao contrário do que tem sucedido até à data, refere fonte da empresa.

De qualquer modo, adianta, foram já realizados os testes necessários à verificação da respectiva qualidade para se avançar com o processo. Desde 2005, altura em que a unidade entrou em operação, depois de ter sido realizado um investimento da ordem dos 16,5 milhões de euros, o composto produzido tem sido utilizado para a correcção de solos na agricultura ou silvicultura. A Valor Ambiente vai apostar, este ano, na divulgação da qualidade do composto e das vantagens da sua aplicação como correctivo orgânico dos solos.

Tânia Nascimento

Sem comentários: