Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

domingo, 30 de novembro de 2008

Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005)




Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005)
Após seis anos de trabalhos de campo vai ser lançado o novo Atlas das Aves Nidificantes em Portugal. O Altlas será apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), pelas 15h00, no próximo dia 2 de Dezembro.

Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Parque Natural da Madeira e Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (21-11-2008)


Após a publicação em 1989 do Atlas das Aves que nidificam em Portugal Continental, o Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005) surge como resultado de um projecto que colige dados recolhidos durante seis anos de trabalho de campo realizado no território continental e, pela primeira vez com estas características, nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Enquadramento

Este livro responde à necessidade de obter-se informação actualizada sobre a avifauna nidificante, indispensável ao cumprimento dos compromissos que Portugal tem assumido, designadamente para a resposta às obrigações Comunitárias impostas pela Directiva Aves e também pela Directiva Habitats (transpostas para a ordem jurídica nacional pelo Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de Abril, republicado pelo Decreto-Lei n.º 49/2005, de 24 de Fevereiro), e no âmbito da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (Resolução do Conselho de Ministros n.º 152/2001, de 11 de Outubro).

Historial

Este Atlas, que começou a ser planeado em 1997 pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), evoluiu para uma parceria fundamental com três outras entidades: a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), associação não governamental que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal, e que reúne inúmeros associados interessados por este grupo faunístico; o Parque Natural da Madeira (PNM) e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), entidades com competência em matéria de conservação das aves selvagens respectivamente nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Em 2000, o ICNB, enquanto líder do processo assegurou o financiamento do atlas até à sua conclusão através do Programa Operacional do Ambiente/FEDER.

Objectivos principais

1) actualizar a informação sobre a distribuição das espécies de aves que nidificam em Portugal;

2) descrever o padrão da abundância destas espécies;

3) recolher informação para servir de base a uma análise das alterações ocorridas nos últimos 15 anos nas áreas de distribuição, à escala nacional.

Informação

A publicação disponibiliza informação sobre a distribuição das 235 espécies de aves para as quais se registaram indícios de nidificação em Portugal entre 1999 e 2005. De entre estas, apresentam-se 221 espécies autóctones e 14 não autóctones registadas como nidificantes, constituindo um ponto de situação inédito para Portugal.

Esta informação está organizada em quatro secções:

1) espécies autóctones com nidificação regular;

2) espécies autóctones com nidificação irregular;

3) espécies não autóctones com nidificação regular;

4) espécies não autóctones com nidificação irregular.

A inclusão dos dois últimos grupos resulta do aumento de episódios de nidificação de espécies de aves não autóctones em Portugal, comprovado pelas observações registadas durante a realização dos trabalhos de campo.

Para além de mapas de distribuição, são igualmente apresentados mapas dos padrões de abundância referentes a um grande número de espécies. A publicação inclui ainda capítulos que resumem a metodologia utilizada e os resultados gerais do trabalho, bem como o enquadramento geográfico da área de estudo e temas relacionados com a biogeografia, o uso do território e a conservação das aves nidificantes. Também é apresentada uma análise das principais alterações ocorridas em termos históricos na distribuição das espécies.

Envolvimento

Desde o arranque do projecto esteve sempre subjacente a intenção de envolver o maior número possível de participantes. Por esse motivo, para além de ornitólogos profissionais, parte dos quais contratada para executar tarefas mais específicas, e de elementos das entidades parceiras, foi assegurado um esquema de colaboração aberto a observadores voluntários. A mobilização, empenho e contributo deste numeroso grupo de participantes vieram a revelar-se vitais para o alcance dos principais objectivos do projecto. A SPEA foi a entidade responsável pela organização desta importante frente de trabalho. O recrutamento e a formação de novos observadores de aves, resultado de toda a dinâmica criada pelo Atlas, contribuíram de forma efectiva para o enriquecimento da ornitologia nacional.

Para além de uma equipa de coordenação que envolveu especialistas na área da ornitologia, este livro contou com a participação de uma equipa de cerca de 100 autores convidados para a elaboração dos textos e mais de 500 colaboradores nos trabalhos de campo, na sua grande maioria voluntários.

Com 592 páginas a cores, esta publicação, que inclui mais de 200 desenhos originais da autoria de alguns dos melhores artistas portugueses de ilustração científica, só foi possível através da parceria realizada entre o ICNB e a prestigiada editora Assírio & Alvim.

A apresentação do Livro “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal” terá lugar no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), pelas 15.00 h, no próximo dia 2 de Dezembro.

Para além de representantes das 4 entidades parceiras do Projecto (ICNB, SPEA, PNM e SRAM) e da editora Assírio & Alvim, a apresentação irá contar com a presença e intervenção dos Exmos. Srs. Secretário de Estado do Ambiente e Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

No local da apresentação, o "Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005" estará à venda com o preço de lançamento de 55,00 Euros.

Sem comentários: