Foi abatido a tiro um macho de Águia-imperial nidificante. O ICNB vai apresentar queixa-crime pelo atentado ao representante de uma das espécies mais raras do Mundo.
Foi encontrado morto um macho de Águia-imperial (Aquila adalberti) numa zona de caça associativa na área do Vale do Guadiana. Este macho terá sido abatido com tiros de caçadeira entre os dias 21 e 23 de Fevereiro.
Este macho era representante de uma espécie com estatuto de conservação classificada como Criticamente em Perigo nacionalmente, em Perigo pelo IUCN e como Espécie ameaçada a nível global através da SPEC. A Águia-imperial constitui um endemismo Ibérico e é uma das espécies mais raras do mundo.
A Águia-imperial extinguiu-se como nidificante em Portugal nos anos setenta do século passado. Já nos primeiros anos deste século foi recuperado o estatuto de nidficante para esta espécie no nosso país, com novos registos no interior do País. O macho encontrado morto representava um dos escassos registos de nidificação sucedida dos últimos anos (entre os estimados 2 a 5 casais nidificantes).
O ICNB irá apresentar queixa-crime contra incertos por uma acção que juridicamente se enquadra numa contra-ordenação ambiental muito grave.
quarta-feira, 4 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
São este tipo de coisas a que ninguém da valor, e que têm uma importância tremenda.
Penso que algo deste género era digno de uma noticia num telejornal (não sei se deu ou não, mas suponho que não) em vez de darem destaque a noticias de futebol que só serve para absorver a economia.
Se sempre que situações semelhantes ocorressem os media dessem destaque, com certeza que esta situação iria deixar de se repetir.
Enviar um comentário