Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

sábado, 18 de abril de 2009

SPEA sensibiliza público para a situação do Picanço-barreteiro

O Picanço-barreteiro é a Ave do Ano 2009. A SPEA promove durante este ano uma acção de sensibilização para a situação de uma espécie representante das aves rurais em declínio nas últimas décadas.



Este ano o Picanço-barreteiro é a Ave do Ano 2009 e o digno representante das aves rurais. Esta pequena ave é uma espécie com estatuto de “Quase Ameaçado” em Portugal e que, tal como outras espécies comuns de zonas agrícolas e agro-florestais, encontra-se em declínio por toda a Europa. De facto, as aves das zonas agrícolas em geral têm diminuído drasticamente, tendo decrescido cerca de 50%, desde 1980. A intensificação agrícola e florestal, o aumento do uso de pesticidas, a diminuição dos prados e sebes, a florestação com espécies exóticas e as alterações climáticas têm contribuído para esta situação.

O Picanço-barreteiro é a “espécie-bandeira” para sensibilizar o público em geral para a problemática da conciliação da agricultura e conservação da natureza, bem como para as alterações climáticas.

Inserido na campanha, pretende-se desenvolver um folheto informativo; produzir merchandising; desenvolver acções de censos de aves; desenvolver o Dia do Picanço-barreteiro, dedicado a actividades ambientais e saudáveis. É nesse sentido que a SPEA procura encontrar patrocinios que a ajudem a atingir os objectivos.

Para saber mais acerca do Picanço-barreteiro vá a www.spea.pt e se desejar saber mais acerca de como ajudar envio um e-mail para avedoano2009@spea.pt.

Sem comentários: