Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

H5N2: DGS diz que subtipo de vírus não representa qualquer problema para a saúde pública

DR
212525_patos.jpg
O vírus da gripe das aves que foi detectado pelas autoridades veterinárias portuguesas não é transmissível ao homem

Vírus detectado em duas explorações de patos

O director-geral de Saúde sublinhou hoje que o subtipo de vírus da gripe das aves detectado em duas explorações de patos, em Tomar e Vila Nova da Barquinha, não representa qualquer tipo de riscos para a saúde pública.

"Temos estado em contacto com a Direcção-Geral de Veterinária. Trata-se de um subtipo de vírus que circula em aves e que não representa qualquer tipo de riscos em relação à saúde pública", afirmou à agência Lusa Francisco George.

"Trata-se de um problema de saúde animal que os veterinários conhecem bem e dispõem de medidas eficazes de controlo previstas, aliás, em regulamentos europeus", acrescentou.

O responsável adiantou ainda que, além de contactos permanentes com as autoridades veterinárias, a Direcção-Geral de Saúde não tem, nesta fase, necessidade de intervir.

"Uma vez que não há riscos para a saúde pública, não há medidas que tenhamos de tomar nesta fase, para além dos contactos permanentes", referiu.

O vírus da gripe das aves que foi detectado pelas autoridades veterinárias portuguesas, o H5N2, não é transmissível ao homem e é muito menos patogénico do que o vírus que tem atingido o sudeste asiático.

As duas explorações de patos faziam produção para repovoamento de espécies para a caça, segundo uma nota do Ministério da Agricultura, e não para colocação de aves no mercado.

Segundo um conjunto de informações sobre a gripe das aves disponibilizada na Internet pelo Ministério da Agricultura, "a estirpe H5N2 não é altamente patogénica nas aves e nunca foi conhecido que causasse a doença em humanos".

"Contudo, o controlo urgente de todos os surtos de gripe das aves - mesmo quando causados por uma estirpe de patogenicidade baixa - é da maior importância. As pesquisas demonstram que certas estirpes de gripe aviária, inicialmente de patogenicidade baixa, podem rapidamente sofrer mutação (dentro de seis a nove meses) para uma estirpe altamente patogénica, caso se possibilite a continuação da circulação nas aves", refere a informação oficial.

Sem comentários: