Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

WWF comenta a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas 2007 da IUCN

A mais recente actualização da Lista Vermelha da IUCN demonstra a evolução das ameaças para as espécies de todo o Globo. O WWF evidencia a importância dos dados da Lista Vermelha e a urgência para a tomada de acções.

WWF (12-09-2007)

A Lista Vermelha da IUCN é o barómetro que demonstra os efeitos da degradação e perda de habitat, da sobre-exploração, da poluição, da introdução de espécies invasoras e das alterações climáticas que ocorrem no Planeta.

Com a mais recente actualização da Lista Vermelha que indica o crescente número de espécies ameaçadas por todo o Globo, o WWF conclui que o Planeta está a ser empurrado até aos seus limites. Segundo a Directora do Global Species Programme do WWF, a Dr.ª Susan Lieberman, a nossa situação é de “Alerta Vermelho”, considerando que se não passarmos do debate à acção, para o planeta futuro, seremos a geração que cometeu os erros irreversíveis.

O WWF juntou-se à iniciativa da IUCN pedindo aos Governos que tomem acções imediatas e concretas para abordar a origem das causas de extinção das espécies. O WWF considera que a Lista Vermelha da IUCN deverá ser utilizada como um instrumento de apoio à definição de prioridades relativas às limitações dos recursos. Por exemplo, o Gorila-ocidental (Gorilla gorilla) tinha o estatuto de Ameaçado e agora passou a Criticamente Ameaçado, uma actualização de estatuto que deveria desde logo realçar o cuidado a ter com a espécie e as medidas de conservação a accionar, uma vez que os números populacionais dos gorilas confirmam a necessidade urgente para o combate à caça comercial e de uma melhor compreensão para a prevenção de surtos de Ébola.

Muitas outras espécies encontram-se numa situação de Ameaça extrema. O declínio dos Orangotangos deve-se principalmente à destruição de habitat para actividades como a criação de plantações de óleo de palmeira, plantações que podem ser implementadas e geridas sem representar uma ameaça para as espécies silvestres, tal como as linhas orientadoras definidas pelo WWF o demonstram. Os golfinhos de água doce estão praticamente condenados à extinção devido à construção de barragens, redes de pescadores, trânsito de barcos e poluição, uma situação que poderão ser minimizadas com iniciativas como o River Dolphin Initiative.

Ao nível internacional, nacional ou regional podem ser tomadas medidas para combater as diversas situações de ameaças de espécies, realçadas pela Lista Vermelha da IUCN. A sobre-exploração de espécies para alimentos, medicamentos, animais de estimação e outros usos humanos continuam a contribuir directamente para a perda de espécies. O comércio internacional de espécies silvestres tem proporções gigantescas e quando não é regulado verificam-se rápidos declínios de espécies registados nas listas vermelhas da IUCN.

Tal como evidenciado pelo Director do Global Marine Programme do WWF, Dr. Simon Cripps, a presença, pela primeira vez, dos corais na Lista Vermelha é o sinal de alarme para o Mundo de que os Oceanos estão com problemas. Os corais são zonas de maternidade e habitats cruciais para milhares de espécies de peixes e de invertebrados e providenciam sustento a populações humanas crescentes nas zonas costeiras através da pesca e do turismo. Os corais estão a ser ameaçados pró actividades de pesca destrutiva e pelas alterações climáticas.

Devido à utilização de diclofenac como analgésico para o gado, cinco espécies de abutres estão mais ameaçadas. O WWF já conseguiu com sucesso prevenir o uso de diclofenac no Paquistão e estabelecer um centro de criação em cativeiro para a recuperação das populações.

Os líderes mundiais têm estabelecido diversos compromissos para combater a perda de biodiversidade, no entanto esta é uma questão que tem perdido lugar nas agendas políticas. A atenção e o financiamento tem transitado para questões de desenvolvimento económico e de segurança, sem uma devida interligação destas com questões ambientais e de um verdadeiro desenvolvimento sustentável.


Para mais informações:
Joanna Benn, Communications Manager, WWF Global Species Programme
tel: +39 06 84 497 212
email: jbenn@wwfspecies.org

Sem comentários: