Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Cientistas descobrem "código de barras" genético das espécies de plantas

E se as plantas viessem com um "código de barras" genético? A ideia pode parecer tecnologicamente avançada e ainda não foi posta em prática, mas é o objectivo a longo prazo de uma parceria científica entre o Colégio Imperial de Londres, investigadores da Costa Rica e da África do Sul. Segundo um estudo publicado ontem pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", uma investigação de campo descobriu que o gene "mAkt" funciona como um rótulo único para cada planta e pode ser utilizado para identificar de forma quase imediata a espécie a que pertence.

Segundo os investigadores, através da análise de uma amostra da planta é possível identificar quase todas as espécies existentes no planeta. A explicação está nas sequências de DNA do gene "mAkt" que diferem de espécie em espécie. Ao analisar diferentes espécies de orquídeas, árvores e arbustos descobriram que quando uma espécie era muito próxima de outra as diferenças encontravam-se sobretudo neste gene.

Com a ajuda deste método de identificação conseguiram catalogar 1600 espécies de orquídeas, descobertas nas florestas tropicais da Costa Rica, e separar espécimes que até aqui se julgava pertencerem à mesma espécie, apesar de serem oriundos de diferentes zonas da região e de terem flores distintas adaptadas aos insectos polinizadores locais.

De acordo com Vincent Savolainen, coordenador da investigação, o ideal seria compilar a informação reunida pela equipa e criar uma base de dados genética das sequências de DNA do gene "mAkt" identificadas, para que qualquer amostra pudesse ser comparada e identificada em tempo útil.

"No futuro gostávamos que fosse possível algo como fazer a leitura do código de barras de uma planta num dispositivo portátil, que pudesse ser levado para qualquer tipo de ambiente e assim, de forma rápida e simples, analisar o DNA "mAkt" da planta e inseri-lo numa base de dados para uma identificação quase instantânea", disse o investigador.

"Há tantas circunstâncias em que a identificação taxonómica tradicional não é prática. Por exemplo em portos e aeroportos para verificar se as espécies não estão a ser transportadas de forma ilegal ou em lugares como a Costa Rica, onde a riqueza de um grupo de plantas como as orquídeas torna difícil uma catalogação precisa", acrescentou.

De acordo com o estudo, a identificação através do gene matK pode não ser viável em todo o tipo de plantas. Nos espécimes em que há um cruzamento de espécies, a informação do gene "mAkt" tem de ser complementada com informação genética adicional.

Sem comentários: