Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Maior eficiência energética poderá evitar a emissão de 700 mil toneladas de dióxido de carbono

Lusa

A prática de hábitos mais eficientes na utilização da energia eléctrica poderá evitar a emissão para a atmosfera de 700 mil toneladas de dióxido de carbono por ano a partir do território nacional, conclui um estudo de eficiência energética realizado pela Union Fenosa.

Para se atingir esse valor o estudo defende a utilização de lâmpadas de baixo consumo e o uso de panelas de pressão em alternativa às panelas tradicionais. Os casais mais novos e sem filhos, ou com filhos com idades inferiores aos 10 anos, são os que mais se preocupam com a eficiência na utilização da electricidade e na redução do consumo energético de aparelhos domésticos.

A Union Fenosa realizou este estudo a pedido da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica.

Lisboa e Vila Real são os distritos que apresentam lares mais eficientes (6,2 pontos, num máximo de 10) e Leiria é o que tem lares menos eficientes com uma pontuação de 5,6 pontos, abaixo da média nacional, que é de seis pontos.

A Union Fenosa elaborou este índice com base em 1800 entrevistas telefónicas nos 18 distritos de Portugal continental.

Sem comentários: