Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Grupo energético alemão alerta para risco de cortes de electricidade na Europa este Verão

AFP, PÚBLICO

A Europa poderá sofrer este Verão cortes de electricidade com a duração de vários dias devido à insuficiência das centrais eléctricas, alertou hoje o grupo energético alemão RWE, horas depois do “apagão” afectou quatro milhões de pessoas na Florida, no Sul dos EUA.

“A electricidade torna-se rara na Europa. Chegámos a um ponto em que basta uma combinação de um Verão quente e seco com a suspensão das centrais, por razões de manutenção, para que o abastecimento esteja ameaçado”, disse Jürgen Grossmann, presidente da RWE ao jornal diário “Bild”.

Um Verão quente faz baixar o nível dos cursos de água e pode forçar as centrais a parar, devido à falta de alimentação para os seus sistemas de arrefecimento. A isto junta-se o crescente consumo dos sistemas de aclimatização.

“Os políticos e os cidadãos devem abandonar a sua resistência contra a construção de novas centrais, sem as quais a penúria será mais sentida”, disse Grossmann.

Na Florida, a central nuclear de Turkey Point já está a funcionar, depois de ter parado devido a uma falha eléctrica.

No final de Janeiro, a agência Associated Press analisou os 104 reactores nucleares nos Estados Unidos e concluiu que 24 estão em zonas com graves problemas de seca, o que poderá pôr em risco o seu funcionamento.

Sem comentários: