Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Nova descoberta pode facilitar tratamento da asma

Investigadores de dois projectos financiados pela União Europeia (UE) conseguiram decompor a estrutura de uma enzima que pode desencadear alergias e crises de asma, informa a Comissão Europeia em comunicado.

Esta descoberta abre novas possibilidades de desenvolvimento de medicamentos para tratar estas e outras doenças que, sendo mais bem adaptadas aos pacientes, terão maiores probabilidades de êxito.

A enzima agora identificada, designada por síntese LTC4, faz parte do complexo processo que causa a produção de leucotrienos que provocam os sintomas alérgicos e activam a reacção inflamatória que causa as crises de asma.

«Alguns dos medicamentos actualmente existentes inibem os efeitos desta enzima, mas só após o processo ter sido desencadeado. Graças à nova descoberta, que foi hoje publicada na prestigiada revista científica Nature, os cientistas poderão a partir de agora desenvolver novas moléculas que bloqueiam a LTC4 antes de esta poder actuar», pode ler-se no comunicado.

Os dois projectos em causa - EICOSANOX e E-MeP – são dirigidos por professores do Karolinska Institutet de Estocolmo, contando o primeiro na sua equipa com um cientista já laureado com o prémio Nobel. Conjuntamente, os dois projectos receberam um financiamento de 20 milhões de euros do 6º Programa-Quadro de Investigação da UE.

Sónia Santos Dias

Sem comentários: