Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

INCRIVEL, INACEITAVEL...SEM COMENTÁRIOS...E MESMO AQUI NO ISA!!...



"Vimos por este meio comunicar o que achamos inadmissível numa instituição de prestígio como é o Instituto Superior de Agronomia.
Ao passar pelo Departamento de Engenharia Zootécnica (dia 12 Julho) reparámos que um dos carneiros estava morto, aproximámo-nos mais e verificámos que ainda respirava. O animal em questão encontrava-se deitado de lado, sobre uma "cama" de fezes e urina, sem se conseguir levantar. Todo o corpo apresentava feridas visíveis que pioravam à medida que a quantidade enorme de moscas pousava sobre elas, causando indiscutivelmente um grande sofrimento ao animal. Na "box" onde o carneiro se encontrava a temperatura era ainda superior à que se fazia sentir cá fora, promovendo a insolação do animal que nem água conseguia beber, já que não se aguentava em pé. O estado deste carneiro em particular sempre foi "delicado", encontrando-se visivelmente mais fraco, magro e, logo, débil, que os restantes carneiros. Depois de assistirmos a essa cena de terror pensámos imediatamente em informar os responáveis, de modo a poderem acabar com o sofrimento deste animal. Fomos realmente falar com a responsável pelos carneiros, que pensamos ser a investigadora Arminda Soares, que de uma forma muito arrogante nos disse e passo a citar: "Estamos à espera que ele morra porque não temos dinheiro para o abater! Vocês e as vossas pieguices...!". Como justificação adicional disseram-nos que o carneiro teria entre 15 a 20 anos, logo seria muito velho e estaria a morrer, naturalmente de velhice - o que é absolutamente inadmissível. Ora, perante esta resposta ainda nos sentimos mais indignadas e magoadas com a atitude que parece ser geral naquele departamento- visto que, infelizmente, mais ninguém se importou com a situação. Apesar de já não termos conseguido proporcionar uma morte digna ao animal, não podemos, como cidadãs conscientes e alunas desta instituição, deixar passar tal insulto à ética e à moral em branco.
Anabela Borges Joana Ribeiro"

1 comentário:

Anónimo disse...

assim se vê o quanto se importam com o bem estar dos animais. cambada de hipócritas, só vêm os animais como um meio para ganhar dinheiro, é só o que lhes interessa. não há nada de bonito em criar animais para a alimentação humana, e os que não servem para isso são deixados ao abandono a sofrer. cada vez mais tenho nojo de comer carne sabendo os maus tratos em que os animais são criados. e cada vez mais tenho vergonha da raça humana e de viver neste mundo onde não há vestigio de bondade.