Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Clima: Suécia ultrapassa objectivos de redução de emissões impostos por Quioto

A Suécia reduziu cerca de nove por cento as suas emissões de gases com efeito de estufa entre 1990 e 2006, ultrapassando os objectivos fixados pelo Protocolo de Quioto, anunciou hoje o Ministério sueco do Ambiente em comunicado.

“A Suécia foi autorizada a aumentar quatro por cento as suas emissões. Mas elas baixaram nove por cento, o que significa que a Suécia reduziu as suas emissões em 12,7 por cento em relação ao que ficou acordado no âmbito do Protocolo de Quioto”, explicou Hannes Borg, conselheiro político no ministério.

Este país da Escandinávia, caracterizado pelo seu compromisso em matéria de protecção ambiental, regsitou, no mesmo período, um forte crescimento económico.

“Estas evoluções na Suécia dão-nos uma hipótese de provar aos países cépticos que é possível conciliar crescimento económico e redução de emissões”, disse o ministro do Ambiente Andreas Carlgren, citado no comunicado.

“Isto significa que podemos encorajar os países industrializados que ainda não fazem o suficiente e convencer os países em desenvolvimento que o desenvolvimento sustentável da sociedade é possível”, acrescentou.

O Ministério sueco do Ambiente acrescenta que as emissões originadas no sector habitacional e de serviços foram reduzidas em mais de 50 por cento desde 1990, graças à utilização de energias menos poluentes para aquecer as casas.

Quanto às emissões lançadas pelo sector dos transportes, elas baixaram “pela primeira vez desde há vários anos”, acrescentou o ministério.

A Suécia pôs em circulação autocarros com “energia limpa” para garantir o transporte público nas principais cidades.

Desde o Verão passado, Estocolmo – onde os autocarros funcionam a etanol – dotou-se de uma portagem urbana para desencorajar a circulação rodoviária.

Sem comentários: