Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

União Europeia reduz possibilidades de pesca ao bacalhau no Atlântico

AFP, Lusa

Os ministros europeus da Pesca chegaram esta manhã a acordo sobre a repartição das quotas de pesca para 2008 na União Europeia. No próximo ano vai baixar entre nove e 18 por cento a captura de bacalhau no Atlântico, percentagens inferiores aos 25 por cento de redução que pedia a Comissão Europeia.

A decisão foi tomada depois de uma maratona de negociações que durou mais de 20 horas em Bruxelas.

O número de dias de saída para o mar autorizados vai ser diminuído em dez por cento. E serão feitos esforços para limitar as “rejeições”, ou seja, as capturas involuntárias.

A redução entre os nove e os 18 por cento para o bacalhau apenas diz respeito ao Atlântico, ficando de fora o Mar do Norte, com um aumento de capturas de onze por cento.

“A Europa não pode permitir que se repitam os erros do passado e autorizar a pesca ao bacalhau ao primeiro sinal de melhoria”, comentou Carol Phua, da organização ecologista WWF.

Há vários anos que as populações de bacalhau no Atlântico estão a rarear, obrigando a planos de protecção.

Em 30 anos, a industrialização da pesca ameaçou esta espécie, levando-a até à beira da extinção. O bacalhau surge no lugar da frente das espécies mais consumidas mas também das mais ameaçadas.

No entanto, estudos recentes mostram que os stocks começaram a recuperar no Mar do Norte depois das medidas de protecção impostas pela União Europeia.

Foram decididas outras reduções de captura para peixes como o verdinho, arenque e solha.

De acordo com a presidência portuguesa da UE, quase todas as reduções previstas nas capturas em águas portuguesas foram revistas em alta. Os pescadores portugueses ficam sem redução no tamboril - em vez do corte previsto de 25 por cento - e ao biqueirão, que inicialmente deveria sofrer uma redução de 15 por cento.

As capturas do lagostim, que deverem reduzir-se em 15 por cento, acabam por sofrer um corte de apenas 5 por cento.

A maruca e a sarda mantêm os cortes previstos por Bruxelas de 13 e nove por cento.

A quota de pescada, que estava previsto subir 10 por cento, aumentou para 15 por cento e os pescadores portugueses podem ainda capturar mais 5,4 por cento, valor resultante de uma negociação directa com a Noruega.

Os ministros da Agricultura e das Pescas dos 27 retomam hoje de manhã outra negociação que promete ser longa, a da reforma da organização comum do mercado do vinho, uma das prioridades traçadas por Jaime Silva.

Sem comentários: