Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Valongo termina primeira fase de despoluição do rio Leça

Recuperar a qualidade da água do rio Leça, requalificando as suas margens, é um dos principais objectivos do projecto que está a ter lugar no município de Valongo. A primeira fase da iniciativa já está terminada.

A requalificação de infra-estruturas, a melhoraria das condições de utilização das redes separativas do parque habitacional (águas pluviais e águas residuais) e de drenagem dos efluentes industriais são algumas das iniciativas a desenvolver.

Esta tarde deverão ser apresentados os resultados do trabalho efectuado nos últimos oito meses no âmbito do projecto Corrente Rio Leça, que contou com a intervenção de parceiros como a Câmara Municipal de Valongo, Águas de Valongo, DECO e Faculdades de Engenharia e Ciências da Universidade do Porto. Esta cerimónia servirá ainda para divulgar o protocolo de cooperação entre a autarquia, a Águas de Valongo, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Fundação Vodafone Portugal, para o desenvolvimento de um inovador sistema de monitorização da qualidade das águas do Rio Leça, nos oito quilómetros em que atravessa o concelho de Valongo.

Dentro de dois anos a gestão preventiva dos sistemas de saneamento em tempo real pode ser uma realidade. A Águas do Valongo apresentou, durante a 2ª Conferência Nacional da Água, organizada em Outubro pelo jornal Água&Ambiente, um sistema que permitirá intervir à distância no colapso das condutas, antes mesmo de acontecer. Nuno Matos Silva, director da Águas do Valongo, explicou que se insere «um limite máximo de pressão nas sondas nessa base de dados, e se esse limite for ultrapassado, o alarme dispara, permitindo evitar o colapso nos clientes».

Sem comentários: