Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

sábado, 29 de dezembro de 2007

Ribeira dos Milagres alvo de nova descarga de efluentes suinícolas

Lusa

Uma descarga de efluentes suinícolas foi hoje detectada na Ribeira dos Milagres, concelho de Leiria, de acordo com a comissão de ambiente e defesa daquele curso de água, que já apresentou queixa na GNR.

Segundo José Carlos Faria, porta-voz da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, a descarga terá acontecido esta madrugada e foi descoberta cerca das 08h00. Por volta da hora do almoço ainda havia vestígios, com a água da ribeira muito escura e com espuma e cheiro nauseabundo.

"É mais do mesmo, já começamos a estar habituados a isto. É a poluição autorizada pelos nossos governantes e ignorada pelas nossas associações ambientalistas", lamenta José Carlos Faria, para quem a surpresa é a descarga ter acontecido "num dia como o de hoje, em que está um sol maravilhoso". "Normalmente as suiniculturas quando despejam na ribeira é quando está a chover ou há nuvens escuras. Como não tem chovido e têm os tanques cheios, despejam a porcaria na mesma e hoje foi em grande quantidade", explicou.

Ao longo do ano, a Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres registou diversas descargas na linha de água: "Ainda não fizemos um balanço completo, mas de cabeça apresentámos queixas à GNR pelo menos uma vez por semana. Mas houve muito mais descargas durante todo o ano, mais pequenas, que nem sequer denunciámos".

José Carlos Faria diz que "só no Verão, durante dois meses, as suiniculturas respeitaram a Ribeira dos Milagres. Assim que houve chuva, voltou tudo ao mesmo", apontou o responsável da comissão.

A última denúncia de descarga poluente na Ribeira dos Milagres aconteceu a 6 de Dezembro.

Sem comentários: