Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Portugal e Reino Unido discutem agricultura sustentável e bioenergias

«Estamos num novo século em que o potencial vai estar nas plantas e na biologia, por oposição ao último século, cujo potencial esteve nos químicos», referiu ontem David Clayton, do Centro para Novos Produtos Agrícolas, da Universidade de York.

Para o especialista, num futuro próximo, teremos «zero resíduos e múltiplos produtos derivados dos cereais, como produtos bioquímicos e biocombustíveis, em que os pilares essenciais serão as bio-refinarias». As declarações tiveram ontem lugar no seminário internacional «Sobre a agricultura sustentável e as bioenergias», promovido pela Embaixada Britânica, em colaboração com o Instituto Superior Técnico. No evento, foram apresentadas e debatidas algumas das soluções tecnológicas mais recentes tanto na agricultura, como nas bioenergias, e identificadas as tendências internacionais de evolução da agricultura, num quadro de crescentes exigências ambientais e de procura de alternativas aos combustíveis fósseis.

«Promover o debate sobre as tecnologias, o conhecimento e a experiência de Portugal e do Reino Unido, e evidenciar as vantagens de uma estreita cooperação entre os dois países, com o objectivo de desenvolver uma utilização sustentável dos recursos agrícolas e bioenergéticos», foram, segundo Alex Ellis, embaixador do Reino Unido, os objectivos do seminário. A iniciativa representa ainda «o esforço do Reino Unido para melhorar as políticas e reformar a Política Agrícola Comum, no sentido se assegurar uma agricultura mais sustentável e mais próspera», acrescentou.

David Crespo, director científico da Fertiprado, empresa de sementes e nutrientes, relevou o papel dos pastos ricos em leguminosas biodiversas, no desenvolvimento sustentável da agricultura portuguesa, afirmando que «os sistemas portugueses de agricultura extensiva não são sustentáveis, e os agricultores culpam a política e o clima». O especialista lembrou ainda que, em Portugal, «há um milhão de hectares de cultivo estão abandonados, o que eleva os riscos de incêndio e se reflecte na baixa criação de gado».


Sofia Vasconcelos

Sem comentários: