Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Investigadora receia impacto da Barragem do Baixo Sabor nas espécies de invertebrados

215577_ra.jpg
Foto: Luís Ramos/PÚBLICO (arquivo)

Helena Geraldes

O vale do Sabor é a única região do país onde vivem as quatro espécies de libélulas protegidas pela Directiva europeia Habitats. Mas com a barragem, Sónia Ferreira, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, receia que estas poderão sofrer impactos consideráveis e até mesmo desaparecer.

Sónia Ferreira lamentou ao PUBLICO.PT que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da barragem “não tenha considerado o estudo dos invertebrados (...). Há populações que, se não desaparecerem, sofrerão impactos consideráveis”. Tudo porque estas são “espécies muito exigentes, que dependem de condições muito especiais”.

Actualmente, a informação sobre as 63 espécies de libélulas registadas em Portugal e os outros invertebrados é ainda “muito escassa”. “São grupos mais distantes das pessoas. Não são conhecidos. Este menor interesse dificulta a obtenção de fundos para estudar estes grupos, curiosamente os mais diversos do mundo”.

Em 2006 “foi adicionada à fauna nacional uma espécie de libélula que está em expansão do Norte de África para a Europa. Foi encontrada no Algarve. Também no ano passado foram descritas várias borboletas nocturnas. Mas seriam mais se houvesse pessoas para as estudar. Nem sabemos o que anda lá fora”.

Sónia Ferreira participou nos trabalhos da União Mundial para a Conservação, na semana passada, para delinear o esboço da Lista Vermelha dos ecossistemas de água doce do Mediterrâneo, dos quais dependem mais de 45 mil espécies de animais e plantas. “O workshop foi importante como troca de conhecimentos e até de esclarecimento de dúvidas”, contou.

Mas o “panorama [das espécies que dependem dos ecossistemas de água doce] é um bocado assustador”, admitiu.

A investigadora avança que está ainda em fase embrionária um Atlas nacional de libélulas, para colmatar lacunas. “Ainda há muito a conhecer”, assevera.

A região do Mediterrâneo, da qual Portugal faz parte, é reconhecida como um “hotspot” para a biodiversidade marinha e terrestre do planeta.

Sem comentários: