PUBLICO.PT
A Rede Ferroviária Nacional (Refer) assinou ontem com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) uma parceria “Business and Biodiversity”, no âmbito da qual vai dedicar 3600 quilómetros ao longo das linhas de caminho-de-ferro à biodiversidade, possibilitando a criação de corredores verdes para várias espécies.
No âmbito deste projecto será avaliado o “potencial da rede ferroviária como factor de ligação de ecossistemas (...), através de uma nova lógica de gestão da vegetação”, segundo o texto do memorando de entendimento.
Durante o próximo ano serão identificados os ecossistemas fragmentados e as espécies de vegetação espontânea “que optimizem as necessidades da manutenção e que vise o estabelecimento do continuum ecológico”. Além disso, serão identificadas formas para promover a ligação dos ecossistemas utilizando as linhas-férreas.
Segundo dados da Refer relativos a 2006, a rede ferroviária nacional compreende 3613 quilómetros, dos quais 2839 km estão em exploração.
Está a ser ponderada a criação de um banco de sementes com espécies autóctones.
Além de promover os corredores ecológicos, esta parceria prevê ainda a recuperação ecológica de uma salina no estuário do Tejo, com uma dimensão mínima de quatro hectares, e a consolidação do cordão dunar em Espinho, associada ao projecto de Rebaixamento da Linha do Norte em Espinho. Estes dois projectos prevêem a promoção de actividades de educação ambiental.
A parceria “Business and Biodiversity” visa promover o envolvimento das empresas através de medidas voluntárias e que se traduzam, também, na alteração de práticas. Esta é a primeira empresa pública a aderir à iniciativa.
Actualmente já aderiram ao projecto empresas como o Banco Espírito Santo, Nova Delta, EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, EDP, Corticeira Amorim e Secil.
Em 2001, a União Europeia comprometeu-se a parar a perda da biodiversidade até 2010. Cinco anos depois, a Comissão Europeia passou a incluir o sector privado nesta missão.
Sem comentários:
Enviar um comentário