Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

INVESTIGADORES DO ISA DESCOBREM FUNGICIDA NATURAL ÚNICO NO MUNDO

Uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), coordenada pela investigadora Sara Monteiro, descobriu como produzir um fungicida natural, de origem vegetal, com características únicas no mundo a partir do tremoço.


Em declarações ao Expresso (edição de 5 de Outubro), a investigadora assegurou que tudo começou há 16 anos quando o Professor Ricardo Ferreira, também do ISA, descobriu que o tremoço tinha capacidades anti-fúngicas.

Agora, a sua equipa relançou a ideia e apurou que depois de colhida a flor do tremoço e processada numa solução aquosa, a partir da qual, depois de seca, se extrai um pó obtém-se um fungicida, amigo do ambiente, e bastante eficaz no combate a pragas e fungos em todo o tipo de culturas agrícolas.

Os testes-piloto já decorrem em algumas das principais casas vinícolas nacionais e as encomendas já começaram a surgir. Em 2008, serão lançados no mercado mundial os primeiros lotes desta descoberta científica “made in Portugal”.

Sem comentários: