Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Internacional - 2008 - Ano Internacional do Golfinho

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente e a Convenção sobre Espécies Migratórias, juntamente com o ACCOBAMS - “Agreement on the Conservation of Cetaceans of the Black Sea, Mediterranean Sea and contiguous Atlantic Area” e o ASCOBANS - "Agreement on the Conservation of Small Cetaceans of the Baltic and North Seas" (ambos acordos especializados na conservação de golfinhos) lançaram o Ano Internacional do Golfinho - 2007 para contribuir para a conservação dos golfinhos. Dado o sucesso, as comemorações prolongam-se para 2008.

Em Outubro de 2007, foi criada a base para um acordo sobre pequenos cetáceos. O acordo cobre uma área que se estende de Marrocos à África do Sul, incluindo as águas ricas em golfinhos e baleias em redor das ilhas da Macaronésia (entre elas as dos arquipélagos dos Açores e Madeira). Mais informações na página da Convenção em
http://www.cms.int/news/PRESS/nwPR2007/

10_Oct/Watch_Largest-Agreement.htm

O Documentário "Dolphins & Whales 3D: Tribes of the Ocean" (estreia nos EUA em Fevereiro de 2008), marcará o prolongamento do Ano do Golfinho para 2008. Este filme virá depois para a Europa e aborda a necessidade de proteger estes mamíferos marinhos, cada vez mais ameaçados.

A Campanha envolve Governos, ONGA e o sector privado, pretendendo aumentar a consciencialização do público acerca das espécies de golfinhos existentes e a necessidade de serem protegidas e ainda educar e informar os decisores políticos e envolver as comunidades locais na sua defesa.

O Ano do Golfinho faz parte da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, contribuindo também para se alcançarem os objectivos do Milénio em termos de diminuição da perda de biodiversidade.

Entre as várias ameaças à sobrevivência dos golfinhos contam-se a poluição da água (ex. químicos, sacos de plástico), a poluição sonora (perturba o seu sistema de orientação), as redes de pesca (ficam aí presos), a caça ou captura para cativeiro ou realização de espectáculos e a sobrepesca que tem conduzido à diminuição das presas de que os golfinhos se alimentam.


Consulte os "links". Se os mais pequenos conseguirem responder a uma série de perguntas sobre golfinhos e se participarem activamente na sua protecção (p. ex. retirando os resíduos que há na praia e à beira-mar) podem receber o diploma do Golfinho.

Informações gerais http://www.cms.int/
Informações do ano (incluiu Kit para educadores e dados sobre espécies)
http://www.yod2007.org/en/Start_page/index.html

Sem comentários: