Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

domingo, 27 de janeiro de 2008

"À Procura de Shakespeare" é o primeiro espectáculo com estreia na Internet e em directo


José Lobato criou o espectáculo
José Lobato criou o espectáculo
Pela primeira vez em Portugal, um espectáculo de teatro vai estrear simultaneamente na Internet e num palco: é a 1 de Fevereiro, na Casa do Artista, em Lisboa, e chama-se “À Procura de Shakespeare”.

Nesse dia, quem comprar bilhete para ver a estreia na TVNet, uma estação televisiva online, assistirá, às 22h00, via computador, a um formato de estreia teatral sem precedentes.

“Na Casa do Artista e em sua Casa” é o slogan escolhido pela companhia para anunciar o espectáculo, construído a partir de nove peças do dramaturgo inglês que dizia que “O Mundo inteiro é um palco”.


Criado e dirigido pelo actor e encenador José Lobato, o espectáculo, exercício final de um curso de teatro profissional e intensivo, conta a história de uma companhia teatral em busca de um espectáculo com base na obra de William Shakespeare.

O processo desemboca numa peça única, composta por cenas de nove peças de Shakespeare, todas as que ensaiaram: “Hamlet”, “Macbeth”, “Sonho de uma Noite de Verão”, “Como lhe Aprouver”, “Tempestade”, “Romeu e Julieta”, “Rei Lear”, “Júlio César” e “Otelo”.

A montagem do espectáculo fez-se com diálogos entre director e actores de uma companhia de teatro e as conversas, direcção de actores e forma de solucionar cenas que estavam a ensaiar e a experimentar são textos que foram retirados integralmente das peças “Hamlet”, “Como lhe Aprouver” e “Sonho de Uma Noite de Verão”.

Para a construção de raiz de um espectáculo shakespeariano - objectivo do curso de 2007 - a turma de 10 alunos, além de estudar intensivamente a obra do autor, teve de aprender a lidar com tudo o que o teatro envolve, criando cenários, figurinos, adereços e trabalhando também na produção.

No blog do espectáculo é possível não só obter informações sobre reserva e compra de bilhetes para assistir ao espectáculo online ou em casa, como ver o “trailer” promocional e saber mais sobre o elenco e a equipa que o montou. “À Procura de Shakespeare” estará em cena no Teatro Armando Cortez, da Casa do Artista, até 01 de Março, às sextas e sábados, sempre às 22h00, iniciando depois uma digressão pelo país.

Sem comentários: