Lic de Biologia no ISA

A licenciatura tem um perfil técnico-científico de banda larga, com três anos iniciais seguidos de posterior de formação com carácter aplicado. O ISA é uma das escolas com maior experiência no domínio da Biologia Aplicada e os licenciados terão uma sólida formação científica e oportunidades de emprego generalista em todos os domínios da Biologia, nomeadamente nas áreas do ambiente e ecologia aplicada, genética e biologia molecular, conservação da natureza e utilização e conservação dos recursos biológicos, podendo desempenhar funções na investigação científica, em laboratórios especializados, bem como em tarefas de consultadoria.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

NASA colabora em investigação sobre uso de nanotubos no combate ao tumor cerebral

Behnam Badie
Behnam Badie
O Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA anunciou que se uniu à Cidade da Esperança, um centro de investigação e tratamento do cancro, para explorar o uso de nanotubos no diagnóstico e tratamento de tumores cerebrais.

Segundo informou este laboratório, a nanotecnologia poderia revolucionar a medicina desempenhando um papel determinante na terapia selectiva do cancro.


Os investigadores da Cidade da Esperança esperam impulsionar a reacção imunológica do cérebro contra os tumores mediante o fornecimento de agentes anti-cancerígenos através de nanotubos - 50 mil vezes mais delgados do que um cabelo humano mas podendo ter vários centímetros de comprimento.

Estes nanotubos são fabricados para a Cidade da Esperança pelo Nano and Micro Systems Group no laboratório da NASA, que há mais de sete anos investiga potenciais utilizações desta tecnologia.

Segundo Behnam Badie, director de neurocirugia da Cidade da Esperança, se esta descoberta puder aplicar-se aos tumores cerebrais poderá também vir a ser usada no tratamento de derrames, traumas, transtornos neurodegenerativos e outros processos patológicos do cérebro.

Sem comentários: