O Parque Nacional da Peneda-Gerês vai integrar a rede europeia de parque naturais certificadas pela PAN Parks. Esta rede pretende agrupar as melhores áreas naturais da Europa, ao garantir espaços onde a natureza se encontra sem intervenção humana. O contrato do único parque português a fazer parte desta «rede de excelência» será assinado hoje, afiançou Nunes Correia na sexta-feira.
A adesão do Parque Nacional da Peneda-Gerês começou há três anos e só deverá estar concluída dentro de 15 anos, altura em que todos os requisitos exigidos pela PAN Parks deverão estar implantados. Entre os requisitos estão possuir uma área, não inferior a 5000 hectares, onde existam valores naturais de carácter excepcional; integrar uma zona sem intervenção humana com uma área mínima de 10 000 ha; desenvolver uma política de gestão da visitação; além de programar, implantar e monitorizar uma estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável, de forma participada.
A tutela tentou que outras cinco áreas nacionais fossem integradas neste programa de certificação, no entanto, «os apertados resiquisitos apenas permitiram que a Peneda-Gerês conseguisse o feito», adiantou Nunes Correia. Os espaços candidatos são sujeitos a um rigoroso processo de auditoria independente ao longo dos vários anos, onde são considerados critérios como a qualidade do ambiente e os valores naturais, a gestão da conservação da natureza e da biodiversidade, bem como a ligação às comunidades locais.
Sem comentários:
Enviar um comentário